14 museus para visitar online durante a quarentena

14 museus para visitar online durante a quarentena

14 de Abril de 2020

Tempo de leitura:7min 40seg

Com a pandemia do Novo Coronavírus, o COVID-19 o Brasil está com uma forte campanha pelo isolamento social, com algumas regiões oficialmente em quarentena, já que esta é a única forma de combate à doença até o momento.

Mas o que fazer nesse tempo em casa? Entrar em contato com pessoas queridas através das redes sociais e telefone é uma ótima opção, assistir séries ou filmes também são maneiras de passar o tempo. Também podemos fazer cursos onlines, ler livros, aprender um novo idioma, além de atividades culturais, como museus online.

E para manter você conectado com a arte e a cultura, separamos uma lista de museus online e gratuitos ao redor do mundo. Confira!

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo fechou suas portas pelo próximo mês. Mas isso não quer dizer que você fique sem conferir o espaço, tão rico em arte e cultura. Através do Google Arts & Culture, você poderá acessar as principais sala do local, com visão 360º.

Metropolitan Museum of Art

Um dos mais famosos museus de Nova York, nos Estados Unidos, cuja região também é foco da doença da COVID-19, o Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como MET, oferece a experiência de visitar o local de maneira completa, através de seu site. Nele, você poderá ver os principais locais do museu em 360º, além de fotos e descrições das obras.

Art Institute of Chicago

O Art Institute of Chicago, museu de belas artes em Chicago, Illinois, pode ser lembrado pela cena em que os personagens do longa “Curtindo a Vida Adoidado” visitam o local. Através do site oficial do museu, você poderá explorar a galeria de quadros, fazer uma visita virtual e ter acesso às experiências interativas para peças específicas. Tudo isso, através do site oficial do Museu.

Museu d’Orsay

Localizado em Paris, França, é muito conhecido por contar com um acervo de obras da Europa e dos Estados Unidos feitas durante os séculos 18 e 19. Você pode ter acesso ao local através do Google Arts & Culture, onde poderão ser encontradas as principais salas do Museu, além de um acervo digital de todos os seus quadros, divididos em categorias.

Museus Vaticanos

Localizados na cidade do Vaticano, os museus contam com uma galeria de obras de arte e esculturas que, há séculos, estão sendo colecionadas pelas autoridades da Igreja do Vaticano. No site oficial, que reúne todos eles, você poderá explorar visitas virtuais pelos locais, além de ter acesso a detalhes sobre as galerias de arte presentes.

Galeria Uffizi

O museu de Florença, região da Itália, que também está sendo castigada pelo vírus, também mantém suas portas fechadas. Mas você pode visitar o local online, pelo Google Arts & Culture. Focado em esculturas criadas entre os séculos 12 e 17, o museu atrai turistas por possuir um grande acervo de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli – todos eles com sua sala própria.

Museu da Acrópole

Localizado em Atenas, na Grécia, o Museu da Acrópole conta com um acervo arqueológico das construções da Acrópole de Atenas. Além disso, o local também oferece uma galeria de obras de arte que serviram de inspiração para o mundo moderno. Você pode ter a oportunidade de conhecer o Museu através do Google Arts & Culture.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O MIS, localizado em São Paulo, também conta com acervo online de suas obras, com informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do museu, para visitar clique aqui!

Ohara Museum of Art

O Museu de Arte Ohara, localizado em Kurashiki, no Japão, ganhou popularidade por ter sido a primeira galeria de arte ocidental feita no país. A princípio, focado em obras francesas, o museu hoje contém obras de diversos países. Através do Google Arts & Culture, é possível acessar as obras contidas no museu, além de ter uma visão ampla dos corredores do local.

National Museum of Modern and Contemporary Art

Localizado na Coreia do Sul, o National Museum of Modern and Contemporary Art conta com quatro prédios no país: Gwacheon, Deoksugung, Seul e Cheongju, além de um grande acervo de arte moderna produzida nacionalmente. Através do site oficial, você poderá ter acesso à galeria completa e visitas para as principais exibições.

Yad Vashem Museu do Holocausto

Com diversas fotografias, obras e objetos que existiram durante a Segunda Guerra Mundial, o Yad Vashem, em Israel, é referência para turistas e historiadores que têm curiosidade a respeito da vida de quem esteve no país durante o Holocausto. O museu pode ser visitado tanto através do seu site oficial.

Louvre

O Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, é um dos mais famosos do mundo e permite visitas online pelas várias obras presentes no local. Os visitantes poderão conhecer as antiguidades egípcias, como sarcófagos e pinturas, além da já conhecida Monalisa de Leonardo da Vinci, através do site.

Museo Del Prado

Localizado em Madri, na Espanha, região que também se mantém em quarentena devido ao COVID-19, é considerado um dos mais importantes museus da Espanha e possui visitação online, que permite a exploração de obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. Você pode visitar através do site.

Museu Casa de Portinari

Localizado em Brodowski, São Paulo, o Museu Casa de Portinari, uma Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é o lugar onde residiu o renomado pintor Cândido Portinari e conta com acervo com trabalhos realizados pelo artista, além de objetos pessoais, mobiliário e utensílios domésticos. Para visitar o museu, acesse o site.

 

Fonte: acessocultural

Escrito por: Nicolas Castro / WD House