15 de agosto: Saiba por que hoje comemoramos o Dia da Informática

15 de agosto: Saiba por que hoje comemoramos o Dia da Informática

15 de Agosto de 2019

Hoje, 15 de agosto, é dia dos profissionais da tecnologia de todo o mundo comemorar a evolução dos computadores e da informática no mundo. Mas porque essa data?

Porque o dia 15 de agosto marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo.

A sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, que em português significa computador integrador numérico eletrônico e define o primeiro computador eletrônico de grande escala, que tinha como objetivo realizar cálculos.

O equipamento foi criado a pedido do exército dos EUA em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência.

Para realizar os cálculos, era preciso pressionar suas teclas, fazendo interação direta com o hardware. A resposta das consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.

O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção.

Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.

Em 15 de agosto, o ENIAC comemora seus 71 anos de aniversário, data em que se deve celebrar a importância da informática e de seus profissionais.

Fonte: Exame

Escrito por: Nicolas Castro | Assessor de Imprensa WD House