19 de agosto: Dia internacional da fotografia, a “arte de congelar o tempo”

19 de agosto: Dia internacional da fotografia, a “arte de congelar o tempo”

19 de Agosto de 2019

A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar), e é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa.

 

Século 16

Duas descobertas marcaram o nascimento da fotografia, a primeira foi o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos. Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.

 

Século 18

A segunda foi a fotossensibilidade, o fato de alguns compostos químicos serem alterados quando expostos à luz, o que permite a gravação de imagens. Esse princípio já era conhecido no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.

 

1839

Por muitos anos, o francês Louis Daguèrre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia, por ter conseguido registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio. Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris.

 

1826

Mas alguns dizem que foi Joseph Nicéphore Niépce, seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Infelizmente Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.

 

1839

Hippolyte Bayard foi o primeiro a fazer uma exposição de fotografias, em 24 de junho de 1839, meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos.

 

Século 19

O inglês William Fox Talbot criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo, Joseph Petzval, reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel.

 

1867

Já em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida.

 

1880

Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" era o slogan do anúncio de seu invento. Ele batizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável.

 

1975

Recentemente surgiu a fotografia digital, que começa a se popularizar. O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objetos em estúdio.

 

Fonte: UOL
Escrito por: Nicolas Castro | Assessor de Imprensa WD House.