Buscas por Black Friday na internet já superam 2019

Buscas por Black Friday na internet já superam 2019

12 de Outubro de 2020

 Tempo de leitura: 2min 

A Black Friday de 2020 promete ser histórica. Empresas e consumidores aguardam ansiosos pela data, que esse ano acontece dia 27 de novembro. Em 2019, a semana da Black Friday foi o pico de buscas no Google para 72% das macro categorias do varejo.

Neste ano, entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pelo Google já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday de 2019.

Segundo os dados do Google, a pandemia aumentou ainda mais o interesse dos internautas por promoções. A partir de abril, as buscas no Google relacionadas ao tema subiram e cresceram 38% entre abril de julho de 2020 ante o mesmo período no ano passado, enquanto entre janeiro e março, as buscas por promoções estavam 28% menores que no primeiro trimestre de 2019.

Os indícios são de uma Black Friday histórica. “A data tem acontecido há mais tempo e o consumidor tem ficado mais maduro. Olhando o patamar que as buscas chegaram, não faz sentido cair”, diz a diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanh.

Veja o aumento nas buscas em comparação a 2019 por categorias:

  • Decoração (+51%)
  • Alimentos (+40%)
  • Bebidas (+23%)
  • Móveis (+22%)

BLACK FRIDAY: 72% DOS BRASILEIROS PRETENDEM COMPRAR NO DIA 27 DE NOVEMBRO

O volume de buscas pelo termo “cupom” é 35 vezes maior que por “cashback”, mas o interesse por termos relacionados a “cashback” cresce em um ritmo mais acelerado: 74% ano a ano, enquanto a procura por cupom avança 30% ano a ano.

Outra tendência acelerada pela pandemia foi o aumento expressivo do interesse por frete grátis no buscador. Em julho deste ano, o tema já era 118% maior do que no mês da Black Friday de 2019.

Leia também: PAGAMENTO COM QR CODE: 48% DOS BRASILEIROS COM SMARTPHONE JÁ USARAM A TECNOLOGIA EM 2020


Fonte: Estadão

Escrito por: Nicolas Castro / WD House