Com a quarentena a internet no Brasil vai aguentar tantos acessos?

Com a quarentena a internet no Brasil vai aguentar tantos acessos?

07 de Abril de 2020

 Tempo de leitura: 2min

Devido à pandemia global do coronavírus, as pessoas estão começando se adaptar às recomendações da OMS e evitando sair de casa em uma tentativa de reduzir o contágio e os riscos de adquirir a doença.

E com todo mundo em casa já era de se esperar, isso acabou tendo um efeito colateral já que as pessoas estão usando a internet cada vez mais. A pergunta que não quer calar é: será que a estrutura da rede no Brasil vai ser capaz de aguentar todos esses acessos extras?

De acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que supervisiona a internet brasileira, o resultado do aumento nos acessos já começou a ser sentido, com o perfil de uso na rede pelo internauta brasileiro já tendo sido levemente alterado.

Por enquanto a alteração acontece apenas de forma discreta, porém, caso as operadoras de telefonia não estejam preparadas para lidar com as mudanças e atender a nova demanda, isso pode acabar acarretando alguns problemas.

Seguindo medida adotada na Europa, a Netflix comunicou que a redução da qualidade de transmissão de vídeo implementada no continente também será aplicada ao Brasil. Empresas como YouTube, Amazon e Facebook também adotaram a medida, o serviço de streaming informou que a resolução de imagem (FullHD/1080p, 4K/2160p etc.) não será reduzida, mas sim a taxa de dados – também conhecido pelo termo em inglês “bitrate”

Escrito por: Nicolas Castro / WD House