Dia da Mulher e sororidade

Dia da Mulher e sororidade

09 de Março de 2020

Tempo de leitura: 1min 36seg

No início do século passado, iniciava uma mobilização das mulheres em diversas partes do mundo, com manifestações públicas pelas igualdades dos direitos civis como poder votar e melhores condições de trabalho.

Em 1975 o dia 8 de março foi adotado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Em 2020, no Brasil o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela palavra “sororidade”, apesar do conceito não estar no dicionário, sororidade quer dizer irmandade (em latim, sóror = irmãs). Mas podemos dizer que significa: empatia e união entre mulheres.

A palavra foi dita por Manu Gavassi, participante da 20ª edição do programa Big Brother Brasil da TV Globo, enquanto votava em Prior para o paredão, no dia 9 de fevereiro, sororidade se tornou um dos termos mais procurados nas pesquisas do Google.

Comemorar o Dia da Mulher vai além de dar presentes e flores. A data tem como objetivo principal conservar, preservar e reafirmar os direitos femininos conquistados com muito esforço e luta ao longo da história.

Parabéns a todas as mulheres!