E-commerce e delivery cresce 106,49% em farmácias

E-commerce e delivery cresce 106,49% em farmácias

27 de Agosto de 2020

Tempo de leitura: 2min 
 

Com as medidas de isolamento social devido a pandemia de Covid-19, as vendas pela internet em farmácias mais do que dobraram no primeiro semestre do ano, assim como o desenvolvimento de aplicativos e canais de vendas digitais do segmento.

No semestre o movimento foi R$ 718,77 milhões pelo delivery ou por vendas pela internet, valor 106,49% maior que o registrado no mesmo período de 2019. Os dados são da Abrafarma, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, formada por 26 redes.

Em entrevista à revista Exame, Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, explicou: “A necessidade de cumprir a quarentena agilizou a adaptação a esse novo modelo e ainda atraiu novos clientes para o e-commerce”.

Leia também: FATURAMENTO DO E-COMMERCE BRASILEIRO DEVE FECHAR 2020 EM 1 R$ 111 BI, APONTA PESQUISA

O faturamento geral do grande varejo farmacêutico cresceu 7,74% no período. O resultado das vendas online foi influenciado especialmente pelos genéricos e medicamentos isentos de prescrição médica, embora a quarentena tenha ajudado a criar medidas para reduzir a burocracia no setor. No período, foi regulamentada a comercialização de remédios com receita pela internet, por exemplo.

O volume de atendimentos feitos nesses canais digitais subiu de 2,78 milhões para 4,98 milhões, enquanto o tíquete médio avançou de R$ 124,75 para R$ 140,30. O número de remédios ou itens vendidos por esses canais cresceu 76,86%, passando de 14,62 milhões para 25,86 milhões.

No ano passado, as 26 maiores redes do varejo farmacêutico nacional, filiadas à Abrafarma, registraram um lucro líquido de R$ 1,09 bilhão. O valor correspondeu a uma margem de 2,04% sobre as vendas brutas, percentual ligeiramente inferior aos 2,34% de 2018. O Ebitda passou de 5,70% para 6,46%.

 

Quer aprender mais sobre E-commerce? INSCRIÇÕES ABERTAS SEMANA DO E-COMMERCE: EVENTO ONLINE E GRATUITO

 

Fonte: Exame

Escrito por: Nicolas Castro / WD House