E-commerce: Especialistas projetam futuro positivo após crise
13 de Julho de 2020
Tempo de leitura: 3minA pandemia criou um novo cenário para o consumo, com o crescimento exponencial do e-commerce. Essa é a principal conclusão da live “O futuro do e-commerce pós-Covid-19”, o primeiro encontro do webinar "Estratégias para o Seu Negócio Vencer a Crise".
A live foi realizada no fim de junho pela revista Pequenas Empresas & Grande Negócios, em parceria com a Visa, com o objetivo de avaliar o novo cenário econômico resultante das transformações provocadas pela pandemia.
“O Covid-19 atuou como uma cápsula do tempo. Tudo o que a gente imaginou que aconteceria no futuro, com a adesão em massa ao comércio on-line, o omnichannel, a redução do uso do dinheiro físico, a adoção dos sistemas de pagamento por aproximação, está acontecendo agora”, afirmou Ricardo Yuanaga, diretor de Vendas e Soluções para o Comércio da Visa do Brasil.
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Tendência de crescimento no E-commerce
Os dados confirmam que o cenário é amplamente favorável ao comércio eletrônico. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) identificou a criação de 107 mil novos estabelecimentos na internet entre 23 de março e 31 de maio, quando antes da pandemia a média era de 10 mil novos sites de e-commerce para este mesmo período.
Gustavo Chapchap, CMO na Jet eBusiness e criador da ZapCommerce, com 14 anos de experiência em e-commerce complementou: “A transformação digital estava acontecendo, mas a crise trouxe uma enorme oportunidade, porque diminui a distância entre empresas grandes, que têm recursos, e as pequenas, que têm agilidade”.
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“Os empresários que tinham alguma resistência cultural, alguma dificuldade em usar e-commerce, tiveram que aderir. E descobriram que existem muitas ferramentas para auxiliar nesse processo”, explicou Priscila Drebes, diretora das lojas Lebes, investidora e embaixadora Endeavor. “O comportamento do consumidor também mudou. Para quem nunca havia comprado pela internet e o fez agora, esse é um caminho sem volta”. Nesse processo, diz ela, além de entrar no ambiente on-line, muitas pequenas e médias empresas precisarão ajustar processos, de forma a melhorar o controle de caixa e o grau de conhecimento dos clientes.
Para Ricardo Yunaga, com o relaxamento das medidas de isolamento social, as pessoas perceberão que o mundo do comércio físico terá mudado. “O número de pagamentos contactless aumentou cinco vezes em março de 2020 em relação a março de 2019. Isso vai ser uma realidade”, ele exemplifica.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Escrito por: Nicolas Castro / WD House