E-commerce: Estudo aponta que avaliações e comentários de clientes crescem mais de 100% no Brasil
22 de Dezembro de 2020
Tempo de leitura: 3minO estudo, realizado pela Lett, apontou que entre 2019 e 2020, o número de produtos avaliados por consumidores online aumentou mais de 100%. Já em relação aos comentários que os consumidores escrevem nas páginas dos produtos dos e-commerce, o percentual foi ainda maior, 140%.
Os dados que comprovam o grande salto em relação às informações online estão no E-commerce Quality Index (EQI) 2020. No total, foram coletados dados de mais 5 milhões de páginas de produtos.
O E-commerce Quality Index (EQI) 2020 avaliou os seguintes pontos:
- Número de avaliações;
- Número de comentários nas páginas de produtos;
- Número de imagens na página de produto;
- Tamanho da descrição dos itens;
- Facilidade de encontrar a mercadoria por meio do título ou categoria.
A combinação dos cinco atributos gerou a média do índice do e-commerce brasileiro. O resultado é de 43,26 pontos, em uma escala de 0-100. Sendo que o EQI recomenda uma nota de pelo menos 60 pontos para representar uma boa experiência de compra online.
A pontuação do e-commerce brasileiro ficou abaixo do esperado. Porém, de acordo com avaliação da pesquisa, pode-se perceber uma grande evolução entre o índice do EQI de 2020 e o do ano anterior. Em 2019, a média dos sites do Brasil ficou em 30 pontos. Em apenas um ano o e-commerce do país teve um crescimento de 8%.
Outro indicador positivo mostrado pela pesquisa está relacionado às imagens nas páginas de produtos. Em 2019, a média de fotos por mercadoria era de 2,65 enquanto que este ano são mais de 3 por item. Portanto, houve um crescimento de mais de 16% em relação a média de imagens por produto.
Um estudo feito pela Rakuten aponta que 91% dos consumidores se sentem mais atraídos ao realizar uma compra se a oferta mostrar fotos ou vídeos. Para Davi Song, CEO da Lett, os números do EQI 2020 refletem avanços significativos na experiência de compra online.
“Os dados da pesquisa mostram que o mercado eletrônico brasileiro está melhorando. As empresas estão mais conscientes em relação à satisfação do consumidor final e à experiência de compra. Em contrapartida, o ele também está mais participativo, classificando e avaliando os produtos no e-commerce”.
O estudo também mostra que, dos 92 e-commerces analisados, apenas 5 atingiram uma nota acima de 60 — ou seja, acima da nota indicada pelo EQI como positiva. Isso representa somente 5,43% dos e-commerces do estudo.
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Fonte: E-commerce Brasil
Escrito por: Nicolas Castro / WD House