E-commerce ultrapassa um milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, mostra pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro 2020”

E-commerce ultrapassa um milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, mostra pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro 2020”

08 de Setembro de 2020

 Tempo de leitura: 6min

Os dados foram publicados na 6ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”. Os números mostram que expansão do e-commerce no país bateu um importante recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.

Como revela a pesquisa, essa forte expansão é um indicador do grande esforço que negócios de todos os portes têm feito para alcançar o seu consumidor em plena Covid-19. Também por reflexo do distanciamento social, a necessidade de digitalização das empresas e migração em massa de pequenos negócios para o comércio eletrônico impressiona.

Em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R$ 250 mil por ano, hoje eles passaram a representar perto da metade das lojas online (48,06%).

Além da expansão acelerada, o e-commerce no Brasil segue amadurecendo: 55,68% já adotam meios eletrônicos de pagamento, o que representa um aumento de 5,4 pontos percentuais em relação ao estudo de 2019. Da mesma forma, mais de 3/4 das lojas online (76,55%) se encontram em uma das 211 plataformas de e-commerce mapeadas, aumento de 2,52 pontos percentuais sobre o resultado de 2019.

“Para enxergar a presença do pequeno empreendedor no e-commerce brasileiro é preciso avaliar quantos e-commerces não têm sequer um único empregado: pela primeira vez este ano eles são maioria, ou 52,63%. Quando o corte são as lojas online com até 5 empregados, o universo desses pequenos negócios abrange mais de 3/4 do total de comércios eletrônicos” Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.

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Veja outras descobertas da pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro 2020":

  • Os números de visitas nos sites de e-commerce foram:

    88,77% recebem até 10 mil visitas mensais;
    8,73% mais de meio milhão de visitas mensais;
    2,5% recebem entre 10 mil e meio milhão de visitas por mês.
  • Sobre os e-commerces que oferecem até dez produtos em seus sites:

    76,55% oferecem até dez produtos em seus sites;
    12,17% oferecem de 11 a 100 produtos;
    11,28% apresentam mais de uma centena de produtos.
  • Os três estados com maior concentração de e-commerces são:

    São Paulo (58,95%);
    Rio de Janeiro (6,93%);
    Minas Gerais (6,2%).
  • Os tickets médios de compra foram:

    76,67% das ofertas de produtos nos e-commerces brasileiros custam menos de R$ 100;
    10,31% delas situam-se entre R$ 100,01 e R$ 500;
    10,07% produtos acima de R$ 1 mil;
    2,95%, é a das ofertas entre R$ 500,01 e R$ 1 mil.
  • As mídias sociais já são adotadas por cerca de 70% (68,63%) das lojas online.
  • O YouTube cresceu em importância no e-commerce brasileiro: entre as lojas online que se utilizam de mídias sociais, ele está presente em 39,87%, aumentando sua participação em 7,65 pontos percentuais em relação a 2019.

  • O Facebook está presente em 54,18% dos comércios eletrônicos do País. Na sequência vêm Twitter, com 30,45% de participação; Instagram, com 21,16%; e Pinterest, com 4,81%.

  • Entre as soluções adotadas pelas lojas online, a mais popular é a das plataformas fechadas (63,41%), que vêm conquistando participação gradual e constante desde o início da série histórica. Em seguida, as lojas sem plataforma são o formato preferido por quase um quarto dos e-commerces (23,45%). Plataformas abertas respondem por apenas 13,14% do total de e-commerces.

  • A adesão ao SSL (Secure Sockets Layer), uma camada de segurança que criptografa os dados transacionados entre consumidor e loja online, voltou a crescer e hoje se encontra em 88,43%. Essa adesão só foi maior em 2017, quando chegou a 91,27%.

  • 81,96% dos e-commerces no País já são responsivos, ou seja, já estão preparados para serem acessados em qualquer tela, inclusive a do celular. Este é mais um recorde desta edição da pesquisa.

  • Já a presença de analytics caiu 6,4 pontos percentuais entre as lojas online este ano, para uma participação de 48,55%.

  • O e-commerce já é responsável por 8,48% do total de sites na internet brasileira. Essa fatia não passava de 2,65% há cinco anos.

Como foi feita essa pesquisa?

A série Perfil do E-Commerce Brasileiro é uma parceria entre BigData Corp. e PayPal Brasil e, desde 2014, monitora os movimentos e tendências do setor. Para realizar a pesquisa a empresa usa o processo de captura de dados da internet da BigData, o qual prevê o processamento de mais de 10 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais de 28 milhões de sites brasileiros. Os dados apresentados foram colhidos na primeira semana de agosto de 2020

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Fonte: Paypal

Escrito por: Nicolas Castro / WD House