E-commerce: Vendas online superam lojas físicas pela 1° vez nesta Black Friday

E-commerce: Vendas online superam lojas físicas pela 1° vez nesta Black Friday

08 de Dezembro de 2020

Tempo de leitura: 2min

Os números mostram que as vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado na sexta-feira, um crescimento de 12,9% se comparado ao mesmo período de 2019. Já o volume de vendas nas lojas físicas caiu 27%, em relação a 2019.

É a primeira vez, desde que a data se popularizou entre os consumidores no Brasil, que o volume de vendas em lojas físicas é superado pelo online. O balanço da Black Friday 2020 foi realizado no mês de novembro pela Itaú Unibanco.

O crescimento das e-commerce foi puxado principalmente por quatro setores:

Restaurantes (+88%);

Material de Construção (+63%);

Drogarias e Cosméticos (+37%);

Lojas de Departamento (+31%).

Entre os novos meios de pagamento, o Itaú destaca o cartão virtual, que cresceu 153% em relação ao ano passado, e a maior utilização dos cartões com tecnologia contactless, que permitem transações por aproximação nas compras físicas.

Esse ano, as compras na Black Friday foram acompanhadas pelos times de cartões do Itaú de forma 100% remota, através de war rooms e lives com times multidisciplinares que trabalharam 24 horas, entre a noite dos dias 26 e 27 de novembro.

“O crescimento na preferência dos consumidores pelas compras online é uma tendência do varejo e a aceleração dessa mudança pela pandemia trouxe um desafio extra para o Itaú, que focou os últimos meses no desenvolvimento e expansão de novas formas de pagamento que possibilitem aos nossos clientes realizar as compras de forma prática e com mais segurança”, diz Fernando Amaral, diretor de cartões do Itaú Unibanco.

Leia também: E-COMMERCE SUPERA 4 BILHÕES EM VENDAS NA BLACK FRIDAY

Fonte: Money Times

Escrito por: Nicolas Castro / WD House