Em tempos de pandemia 51% dos brasileiros estão optando por compras online, diz pesquisa

Em tempos de pandemia 51% dos brasileiros estão optando por compras online, diz pesquisa

31 de Março de 2020

Tempo de leitura: 2min

Segundo a pesquisa "Comportamento do consumidor após o Coronavírus", feita entre 10 e 22 de março de 2020 pela Qualibest, 51% dos consumidores brasileiros vão comprar mais pela internet ou por aplicativos.

Diretamente influenciado pela pandemia do COVID-19 o perfil do consumidor brasileiro está mudando. A pesquisa mostra que 59% dos consumidores passará a comprar itens que antes não consumiam.

O estudo destaca também que, no cenário atual, 14% dos consumidores compram somente o necessário e 30% escolhem horários alternativos para evitar aglomerações.

Dos 2003 entrevistados pela internet, 34% dizem privilegiar pequenos mercados ou comércios em busca de menos contato com outras pessoas. Outros 45% optam por compras maiores a fim de diminuir as idas ao mercado.

A pesquisa aponta também que 94% dos pesquisados não estão mais indo a eventos como:

  • Fechados ou abertos (93%);
  • Shoppings (91%);
  • Parques (90%);
  • Restaurantes / bares (85%);
  • Atividades esportivas (72%).

Sobre as mudanças das empresas do Brasil, para o combate à epidemia do Coronavírus fez com que:

  • 56% higienize mais o local de trabalho;
  • 50% criam campanhas de higiene;
  • 40% distribuiu álcool em gel e lenços umedecidos para os colaboradores;
  • 55% passou a operar com sistema de home office.

É importante lembrar que pouco mais de 80% dos participantes desta pesquisa estão de quarentena, o que indica o aumento da busca dos brasileiros por entretenimento digital, e os serviços de streaming de vídeo lideram a lista de intenções de compra, com 42%, seguido por jogos, com 20% e streaming de músicas, com 18%.

 

Fonte: Mundodomarketing

Escrito por: Nicolas Castro / WD House