Futuro de Rio Grande é debatido no “Agora pelo Desenvolvimento”

Futuro de Rio Grande é debatido no “Agora pelo Desenvolvimento”

10 de Julho de 2019

Os convidados apresentaram suas considerações e propostas para o segundo semestre e o futuro da cidade.

O evento aconteceu na última terça-feira (2), na câmara do comércio. “Agora pelo desenvolvimento” foi realizado pelo Jornal Agora, em parceria com a AZ Comunicação e Câmara do Comércio.

A bancada de painelistas foi formada pelas seguintes autoridades: a reitora da Furg, Cleuza Dias; o prefeito Municipal, Alexandre Lindenmeyer; o presidente da Câmara de Comércio, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; o superintendente dos Portos, Fernando Estima, e o presidente da CDL Rio Grande, Igor Klinger.

Os convidados apresentaram suas considerações e propostas para o segundo semestre e o futuro da cidade, tendo como base quatro temas: desenvolvimento, educação, infraestrutura e turismo.

O primeiro tema a ser debatido foi o Desenvolvimento Social. Os painelistas falaram sobre a geração de emprego e renda aos riograndinos para o futuro. Entre os destaques apresentados nesse tópico, foi citado o conceito de Porto-Indústria e a importância do capital humano disponível em Rio Grande.

No setor da Educação ressaltaram Rio Grande como um polo educacional com a Furg, IF e demais instituições de ensino. Os painelistas repercutiram questões como o desenvolvimento da Universidade e do trabalho que vem sendo realizado na produção de conhecimento e aproximação com a comunidade.

Quando questionados sobre o eixo Infraestrutura, foram abordados temas de interesse da comunidade como a duplicação da Rua Roberto Socoowiski, da BR-116, do lote 4 da BR-392, e o impacto da não duplicação da ERS-734 nos empreendimentos comerciais da rodovia da loja Havan para aquela região.

Os painelistas encerraram o evento falando sobre Turismo. O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou o potencial turístico da cidade e as inúmeras atividades já desenvolvidas nesse setor. O superintendente dos Portos ressaltou ainda a recepção aos navios de passageiros no Porto Novo. Bacchieri apresentou uma ideia de melhorias na infraestrutura dos Molhes da Barra. Cleisa Dias destacou o evento de Robótica que será realizado na Furg em outubro.

 

Fonte: Jornal Agora

Fotos: Markinhos Jatahy