iFood faz primeira entrega com drone na fase de teste. Veja como funciona.
15 de Setembro de 2020
Tempo de leitura: 2minJá imaginou receber sua entrega por um drone? Isso já é possível. A iFood realizou a primeira entrega com drone, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O experimento teve a autorização da Agência Nacional Aviação Civil (Anac).
Campinas foi escolhida como a cidade para testes estrategicamente. Quando o iFood anunciou o início do uso do drone, a empresa afirmou ter escolhido Campinas pelo alto volume de pedidos e proximidade com a sede em Osasco.
Como funciona?
- Um operador coloca o pedido no equipamento, que voa até o ponto de entrega, no local a entrega é finalizada por um motoboy ou outro entregador.
- O cliente não retira o pedido diretamente do drone, toda a operação é acompanhada por um ser humano, mesmo que remotamente.
- A expectativa é diminuir o tempo da rota de 12 para 2 minutos.
- O drone sai com o pedido de até dois quilos de um “droneporte”.
- O modelo de aeronave projetada pela empresa Speedbird tem 1,5 metro de altura, 1,20 de largura e seis motores.
- O equipamento também tem dois aparelhos de GPS com tecnologia 4G.
- O drone chega a voar com velocidade de 32 km/h.
Amazon também testa drones nos EUA
Enquanto isso, nos EUA, a Amazon deu um grande salto em direção às entregas por drone ao se tornar uma das poucas empresas certificadas pelo governo para operar como companhia aérea de drones.
A agência federal de aviação, Federal Aviation Administration, designou a Amazon Prime Air como transportadora aérea. Com a liberação a empresa também pode fazer entregas comerciais nos, como um programa de testes.
Leia também: E-COMMERCE E DELIVERY CRESCE 106,49% EM FARMÁCIAS
Fonte: E-commerce Brasil
Escrito por: Nicolas Castro / WD House