Pagamento com QR Code: 48% dos brasileiros com smartphone já usaram a tecnologia em 2020
06 de Outubro de 2020
Tempo de leitura: 2min 10segDe acordo com a nova pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre m-commerce e m-payment no Brasil, o número de brasileiros com smartphone que declaram já ter realizado pagamentos por QR Code em seis meses subiu de 35% para 48%.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 21 de agosto, com mais de 2 mil brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa explica que o principal motivo para o expressivo aumento no uso dessas tecnologias foi o isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, que deixou muitas lojas com as portas fechadas, mas impulsionou a utilização de tecnologias de pagamento sem contato.
A pesquisa também indicou que:
- O hábito de pagar com QR Code é mais comum entre homens (52%) do que entre mulheres (44%);
- Há diferença também por classe social, tendo sido mais experimentado entre usuários das classes A e B (53%) do que entre aqueles das classes C, D e E (46%);
- Na segmentação por sistema operacional isso fica ainda mais evidente iOS (62%), Android (46%).
Leia também: PESQUISA APONTA ALTA DE 118% NO E-COMMERCE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Pix
O uso do smartphone para pagamentos deve crescer ainda mais com a chegada do Pix, serviço de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central que será lançado em novembro oferecido obrigatoriamente por todos os grandes bancos e, voluntariamente, por várias fintechs e bancos digitais.
Sobre o serviço Pix, a pesquisa realizada em agosto revelou que:
- Apenas 26% declararam já ter ouvido falar no Pix;
- O assunto é mais conhecido entre os homens (36%) do que entre as mulheres (16%);
- É mais conhecida nas classes A e B (32%) que entre pessoas das classes C, D e E (24%);
- Entre os brasileiros que já ouviram falar do Pix, 89% pretendem utilizar esse meio de pagamento.
Fonte: Mobile Time
Escrito por: Nicolas Castro / WD House