UFRGS cria projeto para ajudar pequenos negócios a enfrentar a pandemia usando as redes sociais

UFRGS cria projeto para ajudar pequenos negócios a enfrentar a pandemia usando as redes sociais

09 de Abril de 2020

Tempo de leitura: 3min 11seg

Você sabia que mais da metade dos negócios no brasil são de pequenos empresários? São prestadores de serviços, vendedores de rua, motoristas, empresas familiares e outras pequenas empresas que lutam todo mês para fechar as contas. Com a quarentena que estamos passando devido ao coronavírus esses pequenos negócios são os primeiros afetados pela da crise econômica. Pensando nisso a UFRGS lançou um projeto para ajudar pequenos negócios a enfrentar esse momento difícil usando as redes sociais.

CoviDesign

O projeto CoviDesign, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, oferece gratuitamente serviços para soluções de atendimento com distanciamento social para pequenos negócios durante a pandemia.

O professor de Designer da UFRGS, Gilberto Consoni, em entrevista para Rádio Gazeta explicou a iniciativa. “Em função do confinamento a questão da logística de entrega de produto e atendimento, para oferecimento de produtos e serviços é o que tem sido mais afetado, esses negócios ficam basicamente sem suas atividades econômicas. Mas hoje, existem várias alternativas para grande parte desses negócios para atendimento a distância, e muitos desse negócios não estavam preparados.”

A ideia é orientar os empresários com as novas formas de trabalho e desenvolver alternativas em design a curto prazo para que pequenos negócios garantam a continuidade de suas atividade durante a quarentena.

“Então a nossa principal preocupação neste momento é colocar a disposição desse pequenos empreendedores ferramentas de design, especialmente aquelas para o meio digital, nas quais eles poderão manter suas atividades, mas naturalmente é necessário rever suas estratégias de negócios,” completou Consoni.

Dicas e Soluções

Pensando em atingir o maior número de profissionais liberais, informais, micro e pequeno empresários as dicas e soluções estão sendo postadas no Facebook e Instagram do CoviDesign.

Nas redes sociais do projeto você pode acompanhar conteúdos sobre vendas no Facebook e Instagram, Delivery, compra solidária, como criar conteúdos de qualidade e outras dicas que são atualizadas diariamente. Por lá você também pode tirar dúvidas com os colaboradores voluntários.

Outras ações da UFRGS

A UFRGS está fazendo sua parte na guerra contra o coronavírus realizando diversas ações que você pode acompanhar no site da Universidade.

“A Universidade tem na sua natureza, o DNS da Universidade é a colaboração, então nosso objetivo é esse, colaborar da forma que puder com essas pessoas”, completou Consoni.

Site do projeto

Já está online o site oficial do CoviDesign e pode ser acessado no link: https://www.ufrgs.br/covidesign/

 

Escrito por: Nicolas Castro