Vendas de Natal: 82% dos brasileiros planejam comprar presentes, revela pesquisa

Vendas de Natal: 82% dos brasileiros planejam comprar presentes, revela pesquisa

28 de Novembro de 2020

 Tempo de leitura: 3min 

Os dados apontam que 89% dos usuários pretendem comemorar o Natal e 82% planejam comprar presentes para a data. Mesmo que a maioria faça questão de celebrar a festa fisicamente, a internet continuará sendo o principal canal para a compra dos presentes.

A pesquisa foi realizada pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Netquest, para entender o perfil de compra do consumidor para o Natal em 2020. As entrevistas foram realizadas de forma online com mais de 1.800 pessoas em toda América Latina.

A pesquisa também revela que mesmo com a pandemia do coronavírus 60% das pessoas desejam comemorar em casa, de maneira “física”, com a família e os amigos, enquanto 7% deles já estão se organizando para realizar viagens nacionais em grupo.

Este ano, de acordo com a pesquisa, os consumidores serão divididos em 4 grupos:

  • Pessoas que comprarão de forma online e presencial (55%);
  • Aquelas que farão compras exclusivamente online (21%);
  • Pessoas que afirmaram que farão suas compras apenas em lojas físicas (20%);
  • As que efetuarão a compra online para retirar o produto na loja física (4%).

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Vamos aos dados sobre procura de presente

O levantamento revela que a inspiração para a compra de presentes também se dá na internet: enquanto 68% dos entrevistados fazem buscas online, 51% preferem fazer essa pesquisa durante as temporadas de descontos, como a Black Friday. A pesquisa direta nos sites das marcas é a opção para 42% e 15% buscam ideias em campanhas publicitárias.

Além disso, entre os entrevistados brasileiros, a maioria pretende presentear com: 

  • Roupas e Sapatos (71%);
  • Produtos de Beleza (46%);
  • Utensílios domésticos (39%);
  • Eletrônicos (33%).

Fabricio Proti, diretor executivo da Teads, “Esses números mostram como é importante uma comunicação integrada voltada para toda a jornada de consumo, desde a busca por inspiração até a confirmação da transação. Uma marca precisa estar posicionada em portais de confiança, e no contexto correto, onde pessoas buscam por ideias, com conteúdo editorial que converse com seus valores e objetivos, Além do posicionamento, é preciso também estar bem segmentada para se destacar”, pontua Proti.

O levantamento realizado pela Netquest destaca também que 79% das pessoas consideram o custo-benefício na hora de escolher o presente, enquanto 38% priorizam frete grátis e 22%, a agilidade do envio.

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Fonte: E-commerce Brasil

Escrito por: Nicolas Castro / WD House